O Mistério do Quadro de Bellini


Nestes dias ainda a meio-gás, e sobretudo hoje, em que a chuva amiga beija e abraça as nossas vilas e cidades, dou por mim a desfolhar as páginas do livro de Jason Goodwin, O Mistério do Quadro de Bellini. Tenho um mau hábito antigo de não gostar de esperar. Sempre que repouso num café ou espero no corredor de uma repartição, pego em alguma coisa para me ocupar enquanto vou aguardando pela minha vez. E assim, quase nunca sinto que perco tempo à toa.

Hoje dou por mim debaixo do chapelão deste café, a ler este livro de Jason. A chuva vai caindo. Um chinês muito magrelas vai a correr, corre a toda força ao sabor do vento, e uns crioulos na esplanada gritam ao chinês para não correr, que assim espanta a chuva, que aqui a chuva é amiga e é bem-vinda. Os homens aqui no café falam da remodelação governamental de ontem. Escuto de longe. Os homens continuam falando. Sugerem a extinção de seis das nove câmaras da ilha de Santiago. E até indiciam que seria melhor a anexação da câmara da ilha do Maio a alguma outra ilha.

Sinopse

Istambul, 1840. Yashim Togalu, o brilhante detetive eunuco, é convocado para uma audiência com o jovem sultão Abdiilmecid, que o encarrega de encontrar uma obra de arte há muito desaparecida: o retrato de Mehmet, o Conquistador, pintado em 1479 pelo famoso mestre veneziano Bellini.

O sultão está convencido de que o quadro se encontra em Veneza e, disfarçados, Yashim e o seu inestimável amigo, o embaixador polaco Stanislaw Palewski, atravessam o Mediterrâneo.

Veneza é então uma cidade decadente, de palácios desertos e canais silenciosos onde se cruzam negociantes de Arte, falsificadores e aristocratas. O que começa por ser uma simples investigação em breve se torna num jogo perigoso e fatal, e os dois homens veem-se envolvidos numa conspiração que põe em causa quer a estabilidade do Império Otomano, quer a paz na Europa.

Jason Goodwin, neste seu terceiro romance da série protagonizada pelo detetive Yashim, torna a oferecer-nos um retrato fascinante, com um apurado detalhe histórico, do Império Otomano e da Veneza dominada pelos Habsburgo.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons