El Nuevo Gobierno

Nos últimos anos, a Espanha tem vindo a apresentar uma atitude política favorável à integração de mais mulheres na política. Desta vez, a grande novidade prende-se com el nuevo gobierno de Zapatero, constituído por 9 ministras e 8 ministros, tendo assim uma maioria feminina entre os nomeados pelo chefe de governo espanhol. Assim sendo, contabilizando a cabeça de Zapatero, el nuevo gobierno apresenta igual número de homens e de mulheres. Para além deste indicador nunca dantes registado na história de Espanha, pela primeira vez, uma mulher ocupa a pasta da Defesa. A imagem de Carme Chacón (grávida de sete meses), enquanto Ministra de Defensa na sua primeira visita às tropas espanholas, não passou despercebida aos olhos do mundo. Uma outra novidade trata-se do Ministério da Igualdade, ocupado por uma jovem de 31 anos de idade.

Este facto acontece num ano em que Madrid prepara para receber o 10º Congreso Internacional Interdisciplinar sobre las Mujeres (Mundos de Mujeres/ Women's Worlds), que conta com mais de 3000 propostas de comunicação. Este encontro vai reunir as mais prestigiadas intelectuais e activistas feministas do nosso tempo, sendo um impulso para as mais jovens que acreditam num mundo de partilha e complementaridade entre os homens e as mulheres.

Assim sendo, entre muitas outras razões, a composição do nuevo gobierno de Zapatero me alegra por ser a área do meu interesse de investigação, mas também porque estarei em Madrid durante o Women's Worlds 2008, onde aproveitarei para observar mais de perto a contribuição de Espanha para a redefinição da democracia.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons