INTERIOR DE SÃO MIGUEL

No ano passado em pleno mês de Julho, tirei dois lindos dias para revisitar o interior do meu concelho. Fui de bicicleta até à Ribeireta. Passei o dia todo nessa pequena ribeira. Almocei com a nha Nanda. Depois fiquei durante várias horas a conversar com o meu amigo Mike, perto das ruínas da capela de Santo António. Encostada numa mangueira (só de pensar nas mangas da Ribeireta, verdes ou maduras, fico com água na boca!), jogávamos conversa fora. As ruínas chamavam a minha atenção. Ruínas misteriosas!

Segui viagem, até chegar à Principal, ribeira dos meus sonhos!... Fiquei impressionada com a sua linda paisagem verdejante, protegida por rochas gigantescas, nunca dantes vistas pelos meus dois olhos. A Nasia Gomi nasceu nessa ribeira. Daí a força do seu batuque, capaz de sacudir as próprias rochas... Lembrei-me ainda da primeira missa. Sim, a primeira missa do padre Teodoro. Contam que a sua primeira missa foi na sua própria ribeira. Só me veio à mente a imagem do padre Teodoro, porque não percebo como jovens lindos de morrer decidem seguir Jesus. É pena, quase um desperdício!... No liceu, tive um professor lindíssimo e, há pouco tempo, soube que ele tinha entrado no rebanho de Jesus. Fiquei triste. Que remédio! Como sabemos, Jesus é um grande sedutor. Quem tem fé vai à Roma (!), segue-lhe com fidelidade. O padre Amaro é que se distraiu!...

Ontem ao escrever esse registo, pensando tanto em padres, acabei por sonhar com um cemitério. Essa palavra não devia existir em nenhum dicionário!... Sonhei com o cemitério da Casa Branca, cemitério antigo. Desci à ribeira, vi a antiga escola primária, onde a minha mãe dava aulas. Acho que não foi um sonho! Deve ter sido um reflexo do meu inconsciente. Quando era criança, com 3-5 anos, acompanhava a minha mãe nas suas andanças pelo interior da ilha, nas localidades onde ela trabalhava: São Miguel, Cutelo Gomes, Espinho Branco e Ribeira da Prata.

No regresso de Principal, passei por Manguinho de Seti Rubera. Sempre que penso em rios, lembro-me dessa baía. Um verdadeiro rio de água salgada, com sete entradas. Quem passa por Manguinho, nunca esquece a sua magia. Os mistérios dessa baía, nunca foram revelados na íntegra. Nem podiam ser revelados! Cada visitante conta a sua versão dos factos.

Em dois dias, percorri montes e vales à procura de sossego após dias de correria na cidade grande. Tudo o que eu mais precisava neste exacto momento!...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons