Hoje, a Assembleia Nacional de Cabo Verde foi palco de uma belíssima cerimónia em prol dos Direitos Humanos, organizada pela Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC).
A abertura esteve a cargo das criancinhas do nosso país, que, numa musicalidade afinada, exigiram o respeito para com os direitos humanos d@s pequenotes. Num grito contagiante, aguçaram a sua voz para que, desde a tenra idade, cada ser humano (sendo homem ou mulher) tenha a possibilidade de exercer os seus amplos direitos com dignidade. Logo no discurso de abertura, proferida pela Dra. Vera Duarte (Presidente da CNDHC), foi evidenciada essa necessidade de reforçar a luta pela dignidade humana e pela justiça para tod@s, nomeadamente no nosso espaço insular.
A hora mais vigiada da cerimónia foi a de entrega do “Prémio Nacional dos Direitos Humanos” (edição: 2007), nas três categorias contempladas:
- Reportagem: “Quebra o meu silêncio com um gesto do teu amor”, levada a cabo pela jornalista(activista) Maria de Jesus Lobo, que procurou dar visibilidade às crianças e famílias que vivem o drama da Paralisia Cerebral, numa situação de vulnerabilidade social chocante à luz do dia. Para além dessa reportagem inquietante, a jornalista(activista) Maria de Jesus Lobo tem tentado contribuir para a procura de soluções no sentido de possibilitar melhores condições de vida às crianças portadoras dessa deficiência.
- ONG: associação Acarinhar, dirigida pela activista Teresa Mascarenhas, que tem vindo a trabalhar junto de crianças portadoras da Paralisia Cerebral. Para além de identificar as famílias que enfrentam esse drama, esta ONG tem tentado dialogar com diferentes instituições para proporcionar dias mais tranquilos a essas crianças (tendo em atenção as limitações da deficiência).
- Estudo Científico: dissertação de mestrado, intitulada “Mulheres, Democracia e Desafios Pós-Coloniais: Uma Análise da Participação Política das Mulheres em Cabo Verde”, da jovem investigadora(activista) Eurídice Furtado Monteiro.
Portanto, a manhã desta segunda-feira, foi de reconhecimento do trabalho realizado (sobretudo pelas nossas mulheres) para a protecção e a promoção dos direitos humanos, em Cabo Verde. Em jeito de balanço final, com uma euforia renovada, o Chefe de Estado Pedro Pires exaltou o engajamento nacional pelos Direitos Humanos, evidenciando o discurso institucional de respeito para com os direitos consagrados no ordenamento jurídico nacional e internacional. A cerimónia contou ainda com a presença da Dra. Filomena Martins (Ministra da Educação e Ensino Superior), Dr. José Manuel Andrade (Ministro da Justiça) e representantes de instituições públicas e da sociedade civil cabo-verdiana.