I EJIC (Lisboa, 2006)

No dia 21 e 22 de Dezembro de 2006, nas instalações da Universidade Nova de Lisboa, foi realizado o I Encontro de Jovens Investigador@s Cabo-verdian@s, subordinado ao tema A Juventude e a Promoção da Cultura de Investigação. Na programação para este fórum de intercâmbio académico, encontravam-se inscrit@s cerca de 31 jovens, com projectos de investigação nas diversas universidades portuguesas, inclusivamente em regime de co-tutela com outras universidades europeias.

O “Encontro de Lisboa” abriu um espaço de diálogo entre as diferentes áreas do saber científico representadas pel@s jovens investigador@s cabo-verdian@s, que, num pequeno auditório, apresentaram as suas comunicações, proporcionando um debate activo no seio da pequena comunidade reunida.

Deste encontro, importa analisar a importância do diálogo entre as ciências para a construção de uma comunidade académica coesa e, efectivamente, comprometida com a dinamização de uma cultura de investigação, em Cabo Verde. Atendendo aos novos desafios epistemológicos, o diálogo entre as ciências surge como uma condição necessária para o avanço da investigação científica, no contexto cabo-verdiano. Por conseguinte, a contribuição d@s jovens investigador@s revela-se como sendo fundamental para responder aos actuais desafios que, estrategicamente, tem sido assumidos como uma aposta indispensável para o desenvolvimento do país.

Neste sentido, torna-se necessário incentivar a actividade académica, sendo imprescindível estimular a publicação aos níveis nacional e internacional. Evidentemente, a afirmação da comunidade académica cabo-verdiana requer uma participação activa nos espaços de actividade científica internacional. Deste modo, o EJIC surge com um potencial acrescido por possibilitar um espaço de diálogo académico que extravasa as fronteiras nacionais, acompanhando assim a intensificação dos processos de globalização, que têm tido reflexos nos próprios modos de produção científica.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons