III. Eileen Almeida Barbosa, em defesa da não discriminação

Mal soltamos a voz contra a medida de suspensão temporária das alunas grávidas dos estabelecimentos de ensino secundário, um vento suave espalhou o nosso grito aos quatro cantos do mundo. A Global Voices sintetizou a informação e fez circular.

Parece que os “gringos” ficaram confusos com tamanha aberração e convidaram-nos para a BBC. Aceitamos. Assim, a partir de Cabo Verde, perto das 19h, a jovem escritora cabo-verdiana Eileen Almeida Barbosa vai dar uma entrevista ao programa Newshour... Neste momento, estou a terminar uma nota para a RDP‑África. Também temos o convite de uma rádio comunitária da ilha de Santo Antão, mas ainda estamos à procura da pessoa mais indicada para essa entrevista. Contudo, enviamos uma cópia do manifesto e o link da petição, que estão a circular naquela rádio local.

Enviamos o manifesto e o link da petição para diversos jornais cabo-verdianos (Asemana, Expresso das Ilhas, A Nação e Liberal) e alguns já começaram a publicar. A primeira reacção foi de um advogado cabo-verdiano, residente na diáspora, que se disponibilizou a custear as despesas para que a Ana Rodrigues tenha um advogado por perto a seguir o seu caso. Seguidamente, começaram a chover emails e telefonemas de toda parte. Pessoas interessadas em ajudar ou apenas preocupadas com a situação da Ana Rodrigues.

Na sexta-feira passada, na Televisão de Cabo Verde, quem esteve no programa do Abraão Vicente foi o Sr. Primeiro Ministro José Maria Neves, que, ao ser confrontado com a movimentação cívica por causa do caso da Ana Rodrigues e de tantas outras miúdas cabo-verdianas, respondeu mais ou menos assim: “soube disso e liguei à Sra Ministra da Educação e Ensino Superior e ela disse-me que a questão já está resolvida. Portanto, fizeram uma tempestade num copo de água”. Resposta para boi dormir, nem mais! De qualquer maneira, parece que o Sr. PM e a sua equipa estão a escutar a voz da sociedade civil...

Cada vez com mais força, estamos a lutar para a revisão daquela medida discriminatória!!!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons