IV. O caso da Ana Rodrigues

Objectivos Espontaneamente Delineados

1. Fomentar o ciber-activismo – através da blogosfera berdiana, decidimos suscitar um debate sobre a medida de suspensão temporária das alunas grávidas dos estabelecimentos de ensino secundário em Cabo Verde. Para além da discussão na blogosfera, também houve troca de emails, telefonemas, curtinhas no msn, prosa nos bares, petição online, informação nos jornais (Asemana, Expresso das Ilha, A Nação e Liberal destacaram o caso com artigos de opinião ou notas informativas), etc. Também uma rádio comunitária da ilha de Santo Antão e a Televisão Cabo-Verdiana não deixaram este caso passar despercebido. Pela grande movimentação que tem havido, acreditamos que o debate está relançado.

2. Exigir que a Ana tenha a possibilidade de continuar os seus estudos, sem uma interrupção indesejada neste ano lectivo prestes a findar. Por causa da pressão do tempo, decidimos chamar à atenção da opinião pública e dos sujeitos políticos para que a Ana seja readmitida o mais rápido possível. O nosso maior ganho foi constatar a alegria da Ana ao receber telefonemas de pessoas, sobretudo jovens e mulheres, que ela nem sequer conhecia. Senti que ela ficou bastante comovida com toda esta movimentação e talvez nunca imaginaria que alguém poderia estar preocupado com o seu bem-estar e a sua felicidade. Provavelmente, isso terá efeitos na forma como a própria Ana passará a ver o mundo. Neste momento delicado, ela tem todas as razões para acreditar que neste mundo só existe Lobo Mau. Felizmente, a nossa menina acaba de descobrir que existem pessoas solidárias e que a vida pode sorrir para nós no momento de aflição. Contudo, agradecemos o despacho favorável da Sra. Ministra da Educação e Ensino Superior, que, tendo a consciência do convite tresloucado da Sra. Directora da Escola Januário Leite, “readmitiu” a Ana Rodrigues. Falando nisso, será que a Sra. Ministra da Educação e Ensino Superior vai aproveitar o caso da Ana para fazer alguma coisa contra esta medida discriminatória? Afinal, qual é a posição da Sra. Ministra da Educação e Ensino Superior? Bom, para além de um telefonema às 8h da manhã, a Sra. Directora da Escola Januário Leite devia informar a Ana sobre as razões da sua readmissão. Queríamos ter conhecimento das argumentações da Sra. Ministra da Educação e Ensino Superior! De qualquer maneira, o nosso maior desejo é que a Ana tenha bons resultados escolares e quiçá o desejado 19 valores, prosseguindo os seus estudos superiores, e, talvez um dia, denunciar outras discriminações. Ao nosso bebé Cristian, desejamos muita saúde e uma infância cheia de coisas boas para mais tarde recordar.


Balanço

Tentamos relançar o debate sobre a medida de suspensão temporária das alunas grávidas dos estabelecimentos de ensino secundário e, com maior optimismo, exigir a sua revisão. Percebemos que existem vários argumentos contra esta medida e uma falta de consistência no que se refere à justificação da necessidade da sua existência. Sabemos que o caso da Ana já foi resolvido, mas a medida continua a existir e vai continuar a atingir muitas outras Anas Rodrigues, se não for encontrada uma alternativa mais adequada para combater a gravidez precoce.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons