CLARA SPENCER


Clara Spencer acabou de regressar de Cabo Verde, após cinco meses de pesquisa empírica sobre o programa de luta contra a pobreza a nível comunitário (na ilha de São Nicolau). Esta temática tem ocupado o centro da atenção desta jovem investigadora cabo-verdiana, que se encontra a preparar a sua Dissertação de Mestrado em Sociologia, aqui na Universidade de Coimbra.

Hoje, fui lanchar na casa da Clarinha, que trouxe coisas da terra para adocicar a minha imaginação. Eu, a Clarinha, a Eloisa (de São Nicolau) e a Joana (de Santo Antão) passamos o final da tarde a jogar conversa fora sobre o nosso país. Com o cair da noite, fomos espreitar as fotografias que a Clarinha conseguiu sacar durante o seu trabalho etnográfico. Os gestos, o sorriso e a musicalidade, perceptível em cada fotografia, (re)desenhavam na minha face a terrível saudade e uma vontade enorme de regressar à casa.

Parece que os dias não passam. Tudo na minha frente mais não é do que uma neblina ardilosa. Esta cidade não é minha. Este lugar não me pertence. Conto os dias que me faltam para dormir na minha cama, mergulhar os meus pés na areia da minha ilha imaginada, ver o Porto da minha varanda, abraçar as minhas gentes, etc. São apenas as saudades, a eterna dor do povo das ilhas...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons