“Bravos crioulos”, “novos heróis”, “grandes guerreiros”... Várias expressões têm sido (re)inventadas para classificar a atitude dos jovens cabo-verdianos no Campeonato Africano de Basquetebol, que decorreu em Angola (entre 15 e 25 de Agosto).
Os nossos basquetebolistas deram um “show de bola” nesse campeonato, tendo conquistados o terceiro lugar. A aventura d’bronze tem sido aclamada no território nacional e na diáspora cabo-verdiana, sendo esta “o Pico de Antónia” na vida da selecção nacional no âmbito do Afrobasket.
Para além dessa honrosa classificação, dois atletas cabo-verdianos (Houtman e Rodrigo) foram incluídos na lista dos cinco melhores basquetebolistas africanos. Houtman foi ainda eleito o melhor lançador do Afrobasket2007. Para juntar ao Rodrigo, mais dois atletas cabo-verdianos (Houtman e Marito) foram escolhidos para trabalharem ao serviço de equipas angolanas.
Não podia ignorar a exibição da selecção angolana, que conquistou o nono título continental. Mas os meus olhares estão direccionados para o basquetebol cabo-verdiano, que avança a passos largos. Hoje, com a chegada da selecção ao país, haverá uma festança daquelas nunca dantes imaginadas.
Mesmo não tendo tido a disponibilidade para acompanhar os jogos, fui recebendo informações através de amigos/as e seguindo através de blogues e jornais online.
Aproveito também para deixar aqui os meus miminhos, abraços e beijinhos aos basquetebolistas cabo-verdianos, que deram o máximo para brotar mais um sorriso colectivo com assinatura da cordialidade cabo-verdiana.