São Miguel

(Flamengos e Calheta, 25 de Dezembro de 2007)

Depois da ceia de Natal em Assomada, de conviver com uma boa parte da minha família paterna, de rever @s velh@s amig@s e do resfriado febril, acordei e segui viagem para o concelho de São Miguel. Antes fiz uma pausa em Flamengos. Andei um pouco, conversei com um senhor da povoação e fiz pequenas anotações. Em seguida, fui até a residência de Figuinho Freire. O meu amigo Filomeno ainda não tinha chegado. Esperei um pouco... Pouco depois, ouvi a voz do Filomeno... Conversei com Figuinho Freire, aproveitando para fazer perguntas sobre antigamente. Não quis recusar o almoço, mas facilmente encontrei uma justificação plausível: “é Natal, a família está à minha espera”.

Com os pés na estrada, continuei a minha viagem e, perto do meio-dia, pisei na minha Calheta. Dei uns beijinhos numas amigas (especialmente, a minha velha amiga Txuka d’Apunina), antes de retomar o caminho de casa. Quando coloquei os pés em casa, o almoço já estava pronto e a família residente na capital estava presente. Faltavam a mamãi Dinora e o papai Yoto, os pilares da família. Queria ver o papai a escutar o Luís Morais, usando o velho gira-discos; queria saborear o doce d’papaia da mamai, feito três dias antes da noite de Natal... Ninguém dizia-me nada! Silêncio apenas... Depois do almoço, a casa esvaziou-se. Começou a pairar um profundo silêncio, maior do que o mar que estava à minha vista. Entrei pelos quartos, abri os armários, fui ao quintal... Apercebi-me de que a casa estava vazia. Fui à varanda, estiquei-me para ver o Porto e caiu sobre mim o vazio: já nem tinha o avô Raúl, o meu último samorai...

De repente, o meu mano Lindo regressou de um curto passeio para retomar o seu papel de protagonista do filme: Sozinho em Casa. E arrumei a minha mochila, embora pouco segura de que tinha energias para continuar a viagem...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons