Simone de Beauvoir


Simone de Beauvoir nasceu a 9 de Janeiro de 1908 e morreu a 14 de Abril de 1986, na sua terra natal (Paris, França). Apesar de ter sido filha de uma família burguesa, afastou-se do reino inventado pela burguesia, preferindo adoptar um estilo de vida mais humilde. Teve um percurso académico brilhante, tendo conquistado sempre as melhores classificações.

Ficou conhecida como filósofa existencialista, escritora e feminista. Na sua obra, destaco o livro O Segundo Sexo (1949), onde Simone de Beauvoir analisa o papel das mulheres na sociedade, afirmando que “não se nasce mulher, torna-se mulher”. Esta constatação marcou a sua geração profundamente, tendo influenciado a segunda vaga feminista (entre a década de sessenta e oitenta).

No ano de 1929, na Sorbonne (antiga Universidade de Paris), conheceu o seu Jean-Paul Sartre (filósofo francês). A vida amorosa de Simone e Sartre ficou marcada por “uma relação aberta”, incluindo experiências amorosas com terceiros. Ambos ostentavam as suas liberdades individuais, defendendo também uma vida conjugal saudável.

Neste centenário da Simone de Beauvoir, as mais conceituadas feministas internacionais prestam homenagem à ícone do feminismo, sendo de destacar: Élisabeth Badinter e Julia Kristeva. Ainda, em Paris, entre 9 e 11 deste mês, decorrerá um Colóquio Internacional, intitulado Centenário do Nascimento de Simone de Beauvoir, organizado pela Julia Kristeva.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons